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5.1.3.2 - Requisitos para recurso alternativo em vídeo pré-gravado

Descrição

Deve haver ao menos um recurso alternativo para todo conteúdo de vídeo pré-gravado, como transcrição ou audiodescrição. Para tornar o conteúdo disponível a mais pessoas, deve ser fornecida uma transcrição que contenha todas as informações da mídia pré-gravada (visual ou sonora) na forma de texto ou audiodescrição da mídia de vídeo. Além das informações contidas nas falas, deve-se informar todo o conteúdo visual relevante para a compreensão do vídeo, como expressões corporais, risadas, informações em texto, mudança de ambiente, entre outros. Transcrição e audiodescrição são recursos importantes para a acessibilidade. Ambos beneficiam pessoas surdas, que não podem compreender o conteúdo em áudio, e pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão), que podem não compreender informações visuais. Recomenda-se adicionar os dois recursos à mídia.
Exemplo : Um vídeo mostra o funcionário de uma empresa ensinando como utilizar um equipamento. Enquanto ele fala, demonstra como manusear o equipamento. Próximo ao vídeo, há um documento contendo todas as informações da mídia em formato texto, como diálogos, sons, ações e expressões da pessoa, textos, gráficos etc.

Desempenho funcional

sem visão
com visão limitada
sem audição
com audição limitada
com cognição limitada

Componentes aplicáveis

Vídeo

Cenários para desenvolvimento de interfaces

Designers

Garanta que haja uma interface amigável para ativar a transcrição e a audiodescrição, permitindo fácil acesso a esses recursos. Planeje a exibição desses elementos de forma que estejam visíveis e acessíveis, mas sem interferir na visualização do vídeo.

Desenvolvedores

Implemente uma funcionalidade que permita ao usuário ativar a transcrição ou audiodescrição, conforme o vídeo exibe conteúdos visuais ou sonoros relevantes. Trabalhe para que esses recursos sejam compatíveis com leitores de tela e que acompanhem o ritmo do vídeo.

Gerentes

Assegure que a equipe produza vídeos com transcrição e audiodescrição, priorizando uma experiência completa para todos os públicos, independente de restrições visuais ou auditivas. Esses recursos promovem a acessibilidade e ampliam o público-alvo do conteúdo.

Testadores

Verificar a existência de transcrição ou audiodescrição

Assegure-se de que todo vídeo pré-gravado na aplicação tenha pelo menos um recurso alternativo, como uma transcrição completa ou uma audiodescrição.

Testar a clareza e precisão

Realize revisões das transcrições e audiodescrições para garantir que sejam claras, precisas e completas, ajudando usuários a entenderem todo o conteúdo audiovisual.

Incluir informações não verbais

Certifique-se de que risadas, aplausos, música de fundo e outras expressões sonoras que impactam a compreensão do vídeo sejam descritas na transcrição ou audiodescrição.

Opções de escolha para o usuário

Perceba se são disponibilizadas formas de acessar as transcrições e audiodescrições, como links, arquivos em PDF/HTML ou faixas de áudio adicionais, para que os usuários possam escolher conforme suas preferências.

Integração de tecnologia assistiva

Teste a acessibilidade das transcrições e audiodescrições com usuários de tecnologia assistiva, garantindo que sejam compatíveis com leitores de tela e outras ferramentas.

Conteudistas

Prepare transcrições detalhadas que incluam diálogos e todas as informações visuais importantes para a compreensão completa do conteúdo. Crie audiodescrições claras, explicando mudanças de ambiente, ações e expressões, garantindo que pessoas com deficiência auditiva e visual compreendam o vídeo.

POR VOCÊ TER ACESSADO ESTE REQUISTO

Recomenda-se

Requisitos para Vídeo

5.1.1.1-Requisito para elementos não textuais
Elementos não textuais devem ter um texto alternativo que descreva o seu significado. Elementos não textuais, como imagens, cujo significado é essencial para a compreensão do que é exibido na tela, devem ter uma alternativa textual a ser interpretada por recursos de tecnologia assistiva. Elementos meramente decorativos devem ser ignorados por recursos de tecnologia assistiva.
5.1.1.4-Requisito para elementos interativos e de interface
Elementos interativos e de interface do usuário devem ter rótulos que descrevem o elemento, sua funcionalidade, estado ou operação. Elementos de interface interativos, como botões e campos de formulário, devem conter um rótulo que descreve a sua função. Os rótulos devem estar relacionados com o elemento por meio de código de programação. Nem todos os elementos possuem todas essas características, mas eles devem ser compreensíveis para a operação do usuário.
5.1.1.6-Requisito para organização de elementos funcionais e nomes acessíveis
Deve ser mantida a mesma organização de elementos funcionais e nomes acessíveis ao longo de toda a aplicação. Os elementos funcionais devem manter-se na mesma posição e com a mesma descrição acessível. Isso facilita a compreensão e acelera o aprendizado do usuário

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Sobre o Projeto

© 2024 Erik Henrique da Costa Nunes.

Este site é produto da dissertação para Mestrado produzida por Erik Henrique da Costa Nunes, com Orientação da Dra. Ingrid Teixeira Monteiro e Co-orientação do Dr. David Campelo.

Foi construído no Mestrado em Computação da UFC em Quixadá.