Ramplifica

Início

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

Início

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

5.1.1.23 - Requisitos para título de páginas e aplicações

Descrição

Deve haver programaticamente um título que descreva a finalidade das páginas e aplicações. Em páginas web acessadas pelo navegador, isso geralmente é feito pelo elemento HTML <title>. Para o caso de aplicação web, híbrida ou nativa, deve-se seguir a documentação da tecnologia aplicada, sendo o nome dessa aplicação o suficiente para atender a esta orientação. Esta informação deve ser interpretada corretamente por tecnologias assistivas, como um leitor de tela, ao navegar entre diferentes abas de um navegador web ou aplicativos abertos simultaneamente no aparelho.
Exemplo : A página inicial de um jornal tem um título que a identifica. O usuário está com várias abas abertas simultaneamente no seu navegador e consegue localizar entre elas qual é a aba do jornal, optando por abri-la.

Desempenho funcional

sem visão
com visão limitada
com cognição limitada

Componentes aplicáveis

Título da página

Cenários para desenvolvimento de interfaces

Designers

Assegure que cada página ou tela tenha um título claro e descritivo que comunique a sua finalidade, facilitando a navegação e orientação do usuário, especialmente ao alternar entre diferentes abas ou aplicativos.

Desenvolvedores

Defina programaticamente um título para cada página web usando o elemento <title> no HTML ou configure adequadamente o nome de aplicações híbridas ou nativas de acordo com a documentação da tecnologia. Garanta que esses títulos sejam interpretados corretamente por tecnologias assistivas, como leitores de tela.

Exemplo de código

<!DOCTYPE html> <html lang="pt-BR"> <head> <meta charset="UTF-8"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title>Ramplifica - Plataforma de Acessibilidade</title> </head> <body> <h1>Bem-vindo ao Ramplifica</h1> <p>Plataforma para facilitar o acesso à ABNT NBR 17060.</p> </body> </html>

Gerentes

Crie títulos concisos e informativos que reflitam com precisão o conteúdo ou função da página ou aplicação. Esses títulos são importantes para ajudar os usuários a navegar de forma eficaz.

Testadores

Verificar o título da página

Confirme que todas as páginas web ou telas de uma aplicação têm um título descritivo que reflete sua finalidade e conteúdo. Em páginas web, isso pode ser feito com a tag <title> no código HTML.

Implementar títulos coerentes em aplicações

Para aplicações web, híbridas ou nativas, verifique a documentação da tecnologia utilizada e implemente títulos que sejam facilmente reconhecidos por tecnologias assistivas.

Certificar-se da interpretação correta por tecnologias assistivas

Teste com leitores de tela e outros recursos de tecnologia assistiva para garantir que o título programado é anunciado de forma correta e clara.

Manter a consistência dos títulos

Garanta que os títulos sigam um padrão consistente em termos de nomenclatura e formatação para facilitar a navegação entre diferentes abas ou aplicativos.

Evitar duplicações de título

Verifique se as páginas e aplicações não compartilham títulos idênticos sem necessidade, para evitar confusão na navegação por usuários que dependem de tecnologias assistivas.

Atualizar títulos conforme a navegação

Se a aplicação tem um fluxo que muda de estado (por exemplo, de uma página de login para um painel), os títulos devem ser atualizados programaticamente para refletir a nova tela ou função.

Conteudistas

Crie títulos concisos e informativos que reflitam com precisão o conteúdo ou função da página ou aplicação. Esses títulos são importantes para ajudar os usuários a navegar de forma eficaz.

POR VOCÊ TER ACESSADO ESTE REQUISTO

Recomenda-se

Requisitos para Título da página

5.1.4-Requisitos para codificação
Os códigos devem ser estruturados de forma correta. Toda a aplicação deve ser codificada conforme as documentações de padrões técnicos, para garantir compatibilidade com o máximo de dispositivos e tecnologias assistivas. Para aplicações e páginas web que rodam em dispositivos móveis, as linguagens de marcação e o conteúdo devem ser bem estruturados e válidos, de acordo com as regras definidas nessas linguagens. Os erros na sintaxe dos elementos e atributos e as falhas de estrutura podem impedir a correta interpretação do conteúdo por agentes de usuário e tecnologias assistivas. Caso sejam utilizados elementos de interface ou controles customizados, é necessário verificar se do componente possui nome, função e valores declarados, e se são acessíveis por recurso de tecnologia assistiva.

Ver todos os 2 Requisitos sobre componentes com Título da página

Ramplifica

Acessibilidade para todos a partir da tecnologia

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

© 2024 Erik Henrique da Costa Nunes.

Este site é produto da dissertação para Mestrado produzida por Erik Henrique da Costa Nunes, com Orientação da Dra. Ingrid Teixeira Monteiro e Co-orientação do Dr. David Campelo.

Foi construído no Mestrado em Computação da UFC em Quixadá.