Ramplifica

Início

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

Início

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

5.1.2.4 - Requisitos para orientação de tela

Descrição

O usuário deve ser avisado sempre que for necessário forçar uma determinada orientação (retrato ou paisagem) do dispositivo.
Exemplo : Um jogo que só funciona no modo paisagem exibe uma mensagem “gire o dispositivo para usar a aplicação”, quando o usuário está usando seu dispositivo em modo retrato.

Desempenho funcional

sem visão
com alcance limitado

Componentes aplicáveis

Controle

Cenários para desenvolvimento de interfaces

Designers

Crie uma interface que seja flexível, mas, se for necessário forçar uma orientação específica (retrato ou paisagem), inclua uma mensagem clara que informe ao usuário o motivo dessa necessidade, garantindo uma transição suave e compreensível.

Desenvolvedores

No código, implemente verificações que detectem quando a orientação precisa ser forçada e notifique o usuário de maneira apropriada, usando mensagens claras. Garanta que essa notificação seja acessível e compreensível por tecnologias assistivas.

Gerentes

Certifique-se de que, quando a aplicação forçar a orientação do dispositivo (como retrato ou paisagem), o usuário seja notificado de forma adequada, para evitar surpresas e promover uma experiência de uso fluida e transparente.

Testadores

Aviso prévio de orientação

Confira que há uma mensagem de aviso que informe o usuário sobre a necessidade de alterar a orientação do dispositivo (retrato ou paisagem) antes que a aplicação force essa mudança.

Mensagem clara e visível

A mensagem de aviso deve ser clara, visível e legível, posicionada de forma a chamar a atenção do usuário, mas sem interromper bruscamente a experiência de uso.

Explicação do motivo

Sempre que possível, forneça uma breve explicação sobre por que a orientação específica é necessária (por exemplo, para melhor visualização de gráficos ou vídeos).

Compatibilidade com tecnologias assistivas

Certifique-se de que o aviso seja interpretado corretamente por leitores de tela e outros recursos de acessibilidade, garantindo que usuários com deficiência também percebam a mensagem.

Testes de experiência do usuário

Realize testes com usuários para verificar se a mensagem de aviso é compreendida e se a transição de orientação ocorre sem impactos negativos na usabilidade.

Conteudistas

Redija mensagens informativas e diretas que expliquem ao usuário por que é necessário mudar a orientação do dispositivo e o impacto que isso terá na experiência de uso.

POR VOCÊ TER ACESSADO ESTE REQUISTO

Recomenda-se

Requisitos para Controle

5.1.1.4-Requisito para elementos interativos e de interface
Elementos interativos e de interface do usuário devem ter rótulos que descrevem o elemento, sua funcionalidade, estado ou operação. Elementos de interface interativos, como botões e campos de formulário, devem conter um rótulo que descreve a sua função. Os rótulos devem estar relacionados com o elemento por meio de código de programação. Nem todos os elementos possuem todas essas características, mas eles devem ser compreensíveis para a operação do usuário.
5.1.1.6-Requisito para organização de elementos funcionais e nomes acessíveis
Deve ser mantida a mesma organização de elementos funcionais e nomes acessíveis ao longo de toda a aplicação. Os elementos funcionais devem manter-se na mesma posição e com a mesma descrição acessível. Isso facilita a compreensão e acelera o aprendizado do usuário
5.1.1.7-Requisitos para nomes acessíveis
Os nomes acessíveis devem conter os rótulos dos elementos. Para os elementos que possuam rótulos em texto ou imagens de texto, o nome acessível deve conter todo o rótulo. Sempre que possível, o texto do rótulo deve estar no começo do nome acessível.

Ver todos os 25 Requisitos sobre componentes com Controle

Ramplifica

Acessibilidade para todos a partir da tecnologia

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

© 2024 Erik Henrique da Costa Nunes.

Este site é produto da dissertação para Mestrado produzida por Erik Henrique da Costa Nunes, com Orientação da Dra. Ingrid Teixeira Monteiro e Co-orientação do Dr. David Campelo.

Foi construído no Mestrado em Computação da UFC em Quixadá.