Ramplifica

Início

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

Início

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

5.1.1.24 - Requisitos para idiomas da aplicação e das partes

Descrição

Os idiomas da aplicação e das partes devem ser declarados. A declaração do idioma deve ser feita dentro do código-fonte da aplicação, conforme a especificação da tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento. Caso ocorra mudança de idioma na mesma tela da aplicação, o código de idioma também deve ser declarado, exceto nomes próprios, vocabulário técnico e palavras ou frases estrangeiras que são parte do vocabulário nacional. Essa técnica permite que tanto o sistema operacional quanto o recurso de tecnologia assistiva identifiquem o idioma e apresentem o conteúdo ao usuário de forma compreensível. A forma de declaração do idioma pode mudar, dependendo da tecnologia de desenvolvimento da aplicação.
Exemplo : Uma aplicação em português tem seu idioma declarado no seu código-fonte como português do Brasil. Enquanto, uma aplicação possui uma caixa de texto chamada “disclaimer”. Esta palavra tem seu idioma declarado no seu código-fonte como inglês dos Estados Unidos da América.

Desempenho funcional

sem visão
com visão limitada
sem audição
com audição limitada
com cognição limitada

Componentes aplicáveis

Texto

Cenários para desenvolvimento de interfaces

Designers

Construa o conteúdo da aplicação de forma que indique o idioma tratado nos textos, de forma que possa ser programado de forma correta e coerente. Além disso, considere as variações linguísticas ao projetar interfaces que possam mudar de idioma, garantindo que o design acomode essas mudanças sem comprometer a legibilidade ou a usabilidade, e assegurando que o conteúdo seja claro para todos os usuários.

Desenvolvedores

Declare o idioma padrão da aplicação e quaisquer mudanças de idioma no código-fonte, utilizando atributos como lang no HTML, ou conforme a especificação da tecnologia utilizada. Isso garante que o sistema e tecnologias assistivas, como leitores de tela, interpretem corretamente o idioma e ajustem a apresentação do conteúdo.

Exemplo de código

<!DOCTYPE html> <html lang="pt-BR"> <head> <meta charset="UTF-8"> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0"> <title>Ramplifica - Plataforma de Acessibilidade</title> </head> <body> <h1 lang="pt-BR">Bem-vindo ao Ramplifica</h1> <p lang="pt-BR">Plataforma para facilitar o acesso à ABNT NBR 17060.</p> <div lang="en"> <h2>Welcome to Ramplifica</h2> <p>Platform to facilitate access to ABNT NBR 17060.</p> </div> </body> </html>

Gerentes

Assegure que toda a aplicação esteja traduzida corretamente de acordo com o idioma declarado no código programado. Caso hajam palavras em língua diferente da declarada no código, que elas estejam marcadas corretamente no idioma correspondente, promovendo uma experiência consistente e acessível para usuários diferentes idiomas e tecnologias assistivas.

Testadores

Verificar a declaração do idioma principal

Certifique-se de que o idioma principal da aplicação ou página esteja corretamente declarado no código-fonte, por exemplo, usando lang="pt-BR" no elemento <html> para aplicações web.

Declarar mudanças de idioma em partes específicas

Se a aplicação inclui trechos de texto em outros idiomas, como citações ou passagens em língua estrangeira, o código de idioma deve ser especificado nesses trechos, por exemplo, <span lang="en">Hello</span>.

Testar com tecnologia assistiva

Utilize leitores de tela e outros recursos de tecnologia assistiva para garantir que as mudanças de idioma sejam anunciadas corretamente e que a pronúncia do texto seja adequada.

Conteudistas

Certifique-se de que o conteúdo esteja corretamente formatado no idioma apropriado e que as alterações de idioma dentro da mesma tela ou aplicação sejam identificadas e marcadas adequadamente, evitando confusão para os usuários.

POR VOCÊ TER ACESSADO ESTE REQUISTO

Recomenda-se

Requisitos para Texto

5.1.1.7-Requisitos para nomes acessíveis
Os nomes acessíveis devem conter os rótulos dos elementos. Para os elementos que possuam rótulos em texto ou imagens de texto, o nome acessível deve conter todo o rótulo. Sempre que possível, o texto do rótulo deve estar no começo do nome acessível.
5.1.1.15-Requisitos para indicar o foco de navegação
Deve haver indicador de foco de navegação. Os aplicativos devem permitir que recursos de tecnologia assistiva que suportam indicador de foco visível em navegação sequencial, como leitores de tela, exibam esse indicador adequadamente.
5.1.1.16-Requisitos para elementos de interface de itens em sequência
Os elementos de interface de itens em sequência ou que exigem paginação devem situar o usuário. Deve ficar claro para o usuário a quantidade de etapas, o intervalo mostrado, o seu posicionamento atual e o número de itens totais quando uma ação exige interação em itens sequenciais.

Ver todos os 8 Requisitos sobre componentes com Texto

Ramplifica

Acessibilidade para todos a partir da tecnologia

Requisitos

Glossário

Sobre o Projeto

© 2024 Erik Henrique da Costa Nunes.

Este site é produto da dissertação para Mestrado produzida por Erik Henrique da Costa Nunes, com Orientação da Dra. Ingrid Teixeira Monteiro e Co-orientação do Dr. David Campelo.

Foi construído no Mestrado em Computação da UFC em Quixadá.